Atps empreendedorismo
O empreendedorismo tem crescido e se tornado intensivo desde o final da década de 90 no Brasil, tanto que Jeffry Timmons diz que: ”O empreendedorismo é uma revolução silenciosa, que será para o século XXI mais do que a Revolução Industrial foi para o século XX”. Um dos vários motivos que colaboraram para essa intensificação é causa das empresas brasileiras que tiveram que procurar alternativas para aumentar a competitividade, reduzir custos e manter-se no mercado e isso após varias tentativas de estabilização da economia e da chegada do fenômeno globalização.
Outro gerador importante do empreendedorismo foi o índice de desemprego que começou a aumentar (principalmente nas grandes cidades) os ex-funcionários, sem outra alternativa, passaram a criar novos negócios, as vezes até sem experiência no ramo, assim passaram de ex-funcionários a patrões do seu próprio negócio. Por ser algo ainda pouco explorado, os recursos para a estabilização eram escassos, os impostos eram altos e sem falar na falta de crédito, então, muitos opinavam pela economia informal.
Após esse período começou a surgir mais interesse em pesquisas relacionadas ao meio acadêmico e a criação de programas específicos voltados ao publico empreendedor que capacitou milhares de empreendedores brasileiros na elaboração de plano de negócio. De lá para cá o número de microempresas vem aumentando ano após ano.
O profissional empreendedor é diferenciado, ele é apaixonado pelo que faz, não se satisfaz sendo mais um em meio a multidão, pois, está sempre procurando mais inovação.
Para ser um empreendedor de sucesso é necessário muito estudo, conhecimento, perseverança, pensar no futuro, ser inovador, pensar como o mercado tende a se comportar daqui para frente e dedicação para ver os resultados aparecerem, e sem falar que não podemos ter medo de sofrer riscos, devemos sim ter cautela ao fazer as escolhas de nossos investimentos, para que não haja imprevistos desagradáveis e assim visar quais