Métodos de pesquisa em psicologia
Os métodos de pesquisa são os recursos que dispomos para determinar se existe alguma congruência entre as nossas conjecturas e a realidade. Os métodos devem ser considerados a partir das duas posições metacientíficas básicas anteriormente discutidas, a naturalista e a hermenêutica.
As indicações apresentadas anteriormente devem ter sido suficientes para evidenciar que os dois modelos metacientíficos representam duas maneiras distintas de conceber a investigação psicológica. A partir da apresentação das características das pesquisas quantitativa e qualitativa você deverá ser capaz de reconhecer a existência de uma relação extremamente íntima entre o modelo naturalista e a investigação quantitativae entre o modelo hermenêutico e a investigação qualitativa. Considere algumas das principais diferenças entre os métodos quantitativos e qualitativos de investigação. Em relação aos métodos quantitativos podemos dizer que eles se sustentam em algumas premissas básicas.
Em primeiro lugar, se aceita a admissão de que o mundo opera de acordo com leis causais. Em segundo lugar, se aceita o ponto de vista fundacionalista de que os dados da pesquisa se originam da observação sensorial. Enfim, privilegia-se a suposição deque a realidade, por um lado, consiste em estruturas e instituições identificáveisenquanto dados brutos e crenças e valores, por outro. Estas duas ordens secorrelacionam para fornecer regularidades e generalizações. Ora, se tudo isto for aceitável é possível dizer que a pesquisa quantitativa procura essencialmente a busca das relações não-casuais entre as variáveis independentes e variáveisdependentes. A pesquisa qualitativa, por sua vez, preocupa-se com um nível derealidade que não pode ser quantificado. Por esta via, o objetivo do pesquisador passa a ser a busca de significados, motivos, aspirações, crenças, valores eatitudes.
Com base nestes interesses podem-se destacar três grandes modalidadesde