Metodos de pesquisa em psicologia
Não-Experimental
* As relações são estudadas por meio de observações e mensuração das variáveis de interesse. * Não há manipulação direta das variáveis. * Dificuldade em verificar a relação de causa e efeito. * O problema da terceira variável.
Experimental
* Manipulação direta e controle de variáveis. * Uma variável é manipulada(VI) e a outra é então medida(VD). * Busca eliminar a influência de todas as terceiras variáveis estranhas. * Randomização e Controle Experimental. * Possibilidade em estabelecer relações de causa e efeito.
Quase-experimental.
Tipo de delineamento que se aproxima das características de controle de experimentos reais, para inferir que dado tratamento teve o efeito pretendido.
TIPOS DE PESQUISAS
Observacional
* Observação naturalística * Método descritivo em que se fazem observações numa situação social natural. Também denominada Observação de Campo. * Participação e ocultamento
* Observação sistemática * Observações de uma ou mais variáveis específicas, em geral feitas num contexto precisamente definido. * Sistemas de categorização. (DEFINIÇÃO PRÉVIA DE CPTOs E CATEGORIAS).
* Questões metodológicas * Equipamentos: protocolo de registro, filmadora, gravador.
Estudo de caso
* Relato descritivo do comportamento, da história passada ou de outros fatores relevantes a respeito de “um” indivíduo específico. * Geralmente realiza-se um estudo de caso quando o indivíduo possui uma condição particular, incomum ou notável.
Pesquisa em arquivo
* Uso de fontes de informações(banco de dados) existentes para pesquisa. As fontes incluem registros estatísticos, arquivos de levantamentos e registros escritos. * O pesquisador não coleta realmente os dados originais. Analisa dados existentes.
Correlacional
* Busca verificar a existência de relações entre as variáveis estudadas.
Experimental
* Ver método experimental. * Grupo Controle e