Metodos de pesquisa em psicologia
METODOS DE PESQUISA EM PSICOLOGIA
Métodos de pesquisa em psicologia
Todas as ciências exigem provas empíricas baseadas na realização de cuidadosas observações e experimentos. A fim de coletar dados sistemática e objetivamente, os psicólogos utilizam diversos métodos de pesquisa, entre elas a observação natural, os estudos de caso, os levantamentos, as pesquisas correlacionais e experimentais.
Observação natural
Os psicólogos utilizam a observação natural para estudar o comportamento animal ou humano em seu contexto próprio, ou seja, o comportamento é observado no ambiente em que ocorre naturalmente, fornecendo grande quantidade de informações de primeira mão com maior probabilidade de serem precisas do que relatos posteriores ao fato. O comportamento do participante é mais natural, espontâneo e variado do que comportamentos que ocorrem em laboratórios, sendo também este método uma rica fonte de hipóteses porem, as principais desvantagens da observação natural são: a presença de um observador pode alterar o comportamento dos participantes; o registro que o observador faz do comportamento pode refletir um viés preexistente; e frequentemente não fica claro se as observações podem ser generalizadas para outros ambientes e outras pessoas.
Apesar dessas desvantagens, a observação natural é uma ferramenta valiosa. Afinal de contas, o comportamento da vida real é o principal assunto de interesse da psicologia. Com freqüência a observação natural fornece novas idéias e sugere novas teorias, as quais podem ser então estudadas sistemática e detalhadamente em laboratório. Esse método também auxilia os pesquisadores a manter seu distanciamento, fazendo com que eles sempre se lembrem do vasto mundo que existe fora do laboratório.
Estudo de caso
Neste o comportamento de uma pessoa ou algumas pessoas é estudado profundamente, ele produz uma grande quantidade de informações descritivas e detalhadas e é muito útil para a