Métodos de investimento
Métodos de Análise e Seleção de
Alternativas de Investimento
3.1. Primeiras palavras
Nesta unidade, serão apresentados os principais métodos utilizados pela Engenharia
Econômica para análise e seleção de alternativas de investimentos. São apresentados quatro métodos: valor presente líquido, valor anual equivalente uniforme, taxa interna de retorno e payback.
3.2. Problematizando o tema
Os empreendimentos, de maneira geral, exigem inversões de capital realizadas nos primeiros anos dos projetos. A expectativa do investidor é que o recurso investido retorne acrescido de um determinado valor. Esse valor deve ser suficiente para compensar os riscos incorridos e o adiamento da satisfação ou do consumo. Dessa maneira, como avaliar o retorno que o investimento pode proporcionar aos investidores? De outra maneira, como verificar se o projeto está proporcionando lucro ou prejuízo? Qual a rentabilidade do capital investido em um determinado projeto? Ou ainda, quanto tempo é necessário para recuperar o capital investido?
Para responder a essas questões, a Engenharia Econômica se utiliza de alguns métodos que serão apresentados nesta unidade.
3.3. Taxa mínima de atratividade
Os métodos utilizados pela Engenharia Econômica para o desenvolvimento de estudos de viabilidade são fundamentados nos conceitos de juros e de valor do dinheiro no tempo, discutidos na unidade anterior. Dessa maneira, para avaliar a viabilidade de uma alternativa de investimento, é necessário definir uma taxa de juros a ser utilizada como o parâmetro para a avaliação econômica.
Essa taxa de juros é denominada de taxa mínima de atratividade ou, de forma semelhante, TMAR (taxa mínima atrativa de retorno). A definição da TMAR é parte de uma política estabelecida pela alta administração da empresa e sujeita a modificações ou ajustes ao longo do tempo, uma vez que será utilizada em diferentes situações para projetos distintos e por pessoas pertencentes a diversos