Métodos de Avaliação de Investimento
Para que seja determinado o investimento que vai ser realizado é necessária uma demonstração, através de ferramentas financeiras, que comprovem o que o administrador está dizendo, não basta somente afirmar que o investimento é viável ou não, tem que mostrar através da matemática.
PAYBACK É um dos mais utilizados critérios para se avaliar um investimento. O período de payback é o tempo necessário para se obter o dinheiro investido de volta, ou seja, o tempo em que o investimento feito inicialmente, vai ser recuperado.
Payback Simples:
O payback, embora seja um método simples e amplamente utilizado por pequenos empresários, possui algumas limitações, como as seguintes:
1. Uma das principais deficiências desse método de avaliação de investimentos. É o fato de não considerar o valor do dinheiro no tempo.
2. Não mede a lucratividade do investimento, preocupa-se somente com a liquidez da empresa.
3. O período "considerado" padrão para o retorno do investimento pode variar de acordo com critérios subjetivos, depende do projeto, da necessidade de liquidez da empresa ou do imediatismo do investidor.
4. Pode levar à classificação e seleção incorreta dos investimentos, visto que não considera a rentabilidade deles.
Recomenda-se, portanto, que o método do payback seja utilizado como o elemento complementar na tomada de decisão, nunca o principal, norteador da decisão.
Considere dois projetos de investimento alternativos com os seguintes fluxos de caixa:
Payback Descontado:
Para eliminar a principal limitação do método, pode-se calcular o valor presente das entradas de caixa antes de calcular o payback, com uma taxa de desconto considerada aceitável pela empresa.
Com esse procedimento, pode-se ter um período de recuperação do investimento mais próximo da realidade, evitando excesso de otimismo e decisões equivocadas.
Considerando o exemplo anterior, suponha, agora, que a taxa de