Métodos de avaliação de estoque
A avaliação de estoques parece ter sido a primeira das aplicações gerencias da Contabilidade de Custos. E geralmente aceito que as problemas de avaliação de estoque estão na própria origem da Contabilidade de Custos. Foi para resolvê-las que procedimentos típicos de análise e apuração de custos começaram a ser desenvolvidos, com por exemplo: PEPS- FIFO, UEPS- LIFO e Custo- Médio. Que serão compreendidos no decorrer desse trabalho.
Métodos de avaliação de estoque
Para facilitar o compreensão vamos falar o que é " Gestão de estoque" e o que significa "Estoque". A gestão de estoques é um conceito que está presente em praticamente todo o tipo de empresas, assim como na vida cotidiana das pessoas. Desde o início da sua história que a humanidade tem usado estoques de variados recursos, de modo a suportar o seu desenvolvimento e sobrevivência, tais como ferramentas e alimentos. Estoque ou existências (português europeu), refere-se às mercadorias, produtos finais ou inacabados ou outros elementos na posse de um agente econômico. É usado sobretudo no domínio da logística e da contabilidade.
De modo a avaliar os estoques, podemos considerar três critérios usualmente utilizados, sendo eles:
PEPS
Este critério, também conhecido como FIFO( do inglês): first-in, first-out, PEPS que significa primeiro que entra, primeiro que sai. É o método mais comum de negócio de uma indústria que produz conforme a demanda de vendas. Assim podemos dizer que: à medida que as mercadorias são vendidas, se dá baixa e expedição as primeiras compras, ou seja, vendemos primeiro as primeiras unidades fabricadas/produzidas. Deste modo o custo da matéria-prima deve ser considerado pelo valor de compra.
Nesta maneira de agir, o estoque apresenta uma relação bastante expressiva com