Método de Avaliação dos Estoques
Trabalho AV1 – Método de Avaliação dos Estoques
Método de Avaliação dos Estoques
O Critério de avaliação consiste em atribuir aos produtos um controle de maneira adequada a cada situação proposta pelas empresas. Trazendo assim de maneira clara e objetiva o valor de custo de nossos estoques. Nesse procedimento, podemos avaliar os estoques pelos métodos PEPS, ou fifo, UEPS ou lifo e PREÇO MÉDIO.
PEPS ou fifo (primeiro a entrar primeiro a sair)
Este método é baseado na cronologia das entradas e saídas. O procedimento de baixa dos itens de estoque é feito para a ordem de entrada do material na empresa, o primeiro que entrou será o primeiro que sairá, e assim utilizarmos seus valores na contabilização do estoque.
UEPS ou lifo (último a entrar primeiro a sair)
Esse método também é baseado na cronologia das entradas e saídas, e considera que o primeiro a sair deve ser o último que entrou em estoque, portanto, sempre teremos uma valorização do saldo baseada nos últimos preços. É um procedimento muito utilizado em economias inflacionárias, facilitando a contabilização dos produtos para a definição de preços de venda e refletindo custos mais próximos da realidade do mercado. Este método não é aceito pela legislação do imposto de renda, pois sub avalia o valor do EF e preserva o valor do CMV.
PREÇO MÉDIO ou PM A avaliação por este método é muito freqüente, pois seu procedimento é simples e ao mesmo tempo age como um moderador de preços, eliminando as flutuações que possam ocorrer. Esse processo tem por metodologia a fixação de preços médios entre todas as entradas e saídas. É baseada na cronologia das entradas e saídas. O procedimento de baixa dos itens de estoque é feito normalmente pela quantidade da própria ordem de fabricação e os valores finais de saldo são dados pelo preço médio dos produtos.
EXEMPLO 1 – FICHA DE CONTROLE DO ESTOQUE – PEPS