Métodos de Avaliação de Estoques
Os canais de distribuição são métodos que as empresas utilizam para levar seus produtos até os clientes, ou consumidor final. Assim, os canais são chamados de “intermediários”. Para que um produto chegue do fabricante até o consumidor, ele é normalmente intermediado. A função básica de um canal de distribuição é escoar a produção de bens em geral, seja de bens de consumo, bens industriais ou de serviços.
Por que a empresa utiliza canais de distribuição? Sobretudo, porque fica muito difícil possuir uma estrutura suficiente e ampla para poder atender em todos os mercados a todos possíveis clientes e consumidores, e garantir rápida disponibilidade do produto no mercado prioritário.
O presente trabalho irá tratar dos Canais de Distribuição dentro de um sistema logístico integrado, apresentando seu conceito, origem, tipos, suas funções e classificações.
1. A LOGÍSTICA E OS CANAIS DE DISTRIBUIÇÃO
1.1 Origens
Para contextualizar sobre a origem dos canais de distribuição, primeiramente discorreremos sobre a origem da Logística. A palavra logística é de origem francesa, do verbo loger, que na realidade significar alojar. O termo, de origem militar, trata da arte de transportar, abastecer e alojar tropas. Com o passar do tempo, o significado foi se tornando mais amplo, passando a abranger outras áreas, como gerência de estoque, armazenagem e movimentação (FILHO, 2006, p. 234). Logística, do grego logistiké, feminino de logistikós, é relativo a cálculo. Parte da arte da guerra que trata do planejamento e da realização de projeto e desenvolvimento, obtenção, armazenamento, transporte, distribuição, reparação, manutenção e evacuação de materiais (FERREIRA, 2004, p.1225). Compreende-se então que a palavra logística tem várias definições e origem pelo mundo todo, porém significa basicamente o mesmo, que é planejar e controlar processos. A gestão da cadeia de suprimento é uma importante parte da logística,