Métodos contracetivos
uma opinião bem formada acerca dos vários métodos contraceptivos. Além disso o uso destes pode prevenir a gravidez indesejada e o aparecimento de várias doenças sexualmente transmissíveis.
O que são?
São processos que permitem evitar uma gravidez não desejada e tem como objectivo impedir que o espermatozóide encontro o óvulo ou que o embrião se implante no útero. Servem também para evitar as DST (doenças sexualmente transmissíveis).
Métodos contraceptivos
Naturais
Não Naturais
Consistem em calcular o período fértil, e desta forma, evitar que ocorra fecundação.
Método do calendário Métodos contraceptivos naturais Método da temperatura Método de Billings
É um método que permite calcular os dias férteis da mulher através do cálculo da ovulação.
Vantagens: pode ser usado para evitar ou alcançar uma gravidez; não apresenta efeitos colaterais físicos;
Desvantagens: alta incidência de falha (de 14 a 47%); difícil para algumas mulheres detectar o período fértil;
não protege contra AIDS e doenças sexualmente transmissíveis (DSTs)
É um método que permite calcular o período fértil da mulher através da avaliação da temperatura do seu corpo. Vantagens: Não necessita de gastos financeiros; Não tem efeitos sobre as hormonas;
Desvantagens: A eficácia é considerada baixa; Alteram o comportamento sexual do casal; Não oferecem qualquer protecção contra doenças sexualmente transmitidas.
É um método que permite calcular o período fértil da mulher com base na análise das propriedades do muco, produzido pelo útero, que escorre pela vagina. Vantagens:
É barato, natural e não apresenta efeitos secundários.;
Desvantagens: Exige grande disciplina e rigor na observação e registo das características do muco. ; Por vezes a observação do muco é difícil e qualquer pequena infecção vaginal interfere