Métodos contracetivos
Métodos Contracetivos Naturais: São métodos que se baseiam no conhecimento do período fértil da mulher (período durante o qual pode ocorrer a fecundação) e na abstenção de relações sexuais durante esse período. São menos eficazes que os métodos não naturais e são reversíveis
– Os métodos contracetivos naturais existentes são: Método do calendário; Método das temperaturas basais; Método do muco cervical (ou método de Billings) e Método do coito interrompido.
Método do Calendário - Método que tenta determinar o período fértil da mulher conhecendo as datas da menstruação. Este método é relativamente eficaz se a menstruação da mulher for regular, pois permite que esta saiba a data da ovulação. Sendo determinado esse período, a mulher fica a saber quando pode ter relações sexuais sem que ocorra fecundação.
Método das Temperaturas Basais - O método das temperaturas basais fundamenta-se na verificação diária da temperatura corporal da mulher e no seu registo num gráfico. Será registada sempre á mesma hora, com o mesmo termómetro introduzida ou na vagina ou no anus. A temperatura sofre uma descida, seguida de uma subida , a partir do momento da ovulação até à menstruação seguinte.
Método do Muco Cervical - Este método baseia-se na observação do muco (cervical) produzido e libertado no colo do útero que escorre pela vagina. Foi desenvolvido pelos médicos australianos John e Evelyn Billings e é considerado o método natural mais fiável. Durante o período fértil, o muco vai ficando transparente, fluido e elástico, chegando a atingir 15 a 20 cm.
– Método Coito Interrompido - É o método mais falível de todos, pois exige um grande controlo por parte do homem, uma vez que ele terá que retirar o pénis da vagina antes da ejaculação.
– As vantagens dos Métodos