métodos contracetivos
Laqueação das trompas (esterilização feminina) Operação cirúrgica onde é feito um pequeno corte nas trompas de Falópio para impedir o encontro entre os espermatozóides e o oócito II.
Vasectomia
(esterilização masculina) Operação cirúrgica onde é feito um pequeno corte nos canais deferentes para evitar que o esperma expelido contenha espermatozóides
Reversíveis – métodos que ao deixarem de ser utilizados permitem uma gravidez.
Métodos naturais - são métodos que se baseiam no conhecimento do período fértil da mulher (período durante o qual pode ocorrer a fecundação) e na abstenção de relações sexuais durante esse período. São menos eficazes que os métodos não naturais.
Método do calendário
Método da temperatura
Método de Billings ou do muco cervical
Coito interrompido
Métodos não naturais – são métodos que impedem a fecundação através da utilização de dispositivos adequados, enquanto que outros se baseiam no uso de substâncias.
Mecânicos – são dispositivos que impedem a fecundação e a nidação.
DIU (Dispositivo Intra Uterino)
Ação do Diu:
1 - acção anti-nidatória - impedem a fixação do óvulo fecundado na parede uterina. Têm este efeito por provocarem alterações no endométrio e por constituírem um "corpo estranho" na cavidade uterina; 2 - alteração das trompas: modificação da sua contractilidade que leva a uma diminuição da propagação do óvulo e dos espermatozóides dificultando deste modo, a fecundação; 3 - alterações pouco significativas do muco cervical; 4 - pensa-se que os DIU com cobre poderão ainda alterar os espermatozóides e o óvulo, tornando-os impróprios para a fecundação.
Eficácia: 97 a 99%
Diafragma O diafragma é