métodos contraceptivos
15 métodos contraceptivos:...
1ºPilula combinada: A pílula contraceptiva oral combinada, também conhecida como pílula anticoncepcional, ou simplesmente "a pílula", é uma combinação de estrogênio e progestágeno administrada oralmente para inibir a fertilidade normal da mulher.
2ºMinipílula: Apenas contém progesterona sintética e é geralmente tomada por mulheres que fumam e/ou têm mais de 35 anos e que não podem tomar a pílula combinada por causa do estrogénio.
3ºVazectomia: A esterilização masculina é realizada pela secção do canais deferentes, impedindo que os espermatozóides saiam na ejaculação.
4ºInjetáveis: Apresentam três principais mecanismos de ação. Os hormônios depositam-se no local da injeção, sendo absorvidos lenta e gradativamente para a corrente sanguínea, chegando à hipófise e aos ovários, de forma a impedir a ovulação. Também fazem com que o muco do colo do útero torne-se mais espesso, impedindo a passagem dos espermatozoides. Como terceiro mecanismo de ação, impedem que o endométrio (revestimento interno do útero) esteja adequadamente preparado para uma gravidez.
5ºAnel vaginal: Ele age como qualquer outro método. Depois de colocado na vagina, o anel libera os hormônios, que são absorvidos pela mucosa da parede vaginal, entrando em contato com a corrente sanguínea inibindo a produção do FSH e LH. O anel também aumenta o muco dessa região, dificultando a entrada do espermatozoide.
6ºPatch-contraceptivo: torna o muco em seu colo (entrada para o útero) obter mais espessa. Isso torna difícil para o esperma de passar através do muco e no útero, onde se poderia chegar a um ovo. Também faz com que o forro do seu ventre fino, de modo que é mais difícil para um ovo para anexar ao útero onde ela poderia ser fertilizado.
7ºImplante: São implatados no braço pequenos