Métodos científicos
Métodos Científicos
1. Quais os métodos que fazem parte das ciências:
Naturais:
Método experimental/matemático: esse método utiliza-se de técnicas operacionais que complementam e aprimoram as condições de observação, experimentação e mensuração, procedimentos que precisam ser realizados de forma objetiva, sem influências deturpantes decorrentes de nossa subjetividade. Em outras palavras, o método experimental/matemático utiliza-se de meios diretos que melhoram os procedimentos nos quais as Ciências Naturais se fundamentam.
Sociais:
Método dedutivo: que, partindo das teorias e leis na maioria das vezes prediz a ocorrência dos fenômenos particulares. A partir das teorias, a ciência procurou a comprovação dos fatos ditos.
Método hipotético-dedutivo: que se inicia pela percepção de uma lacuna nos conhecimentos acerca da qual formula hipóteses e, pelo processo de inferência dedutiva, testa a predição da ocorrência de fenômeno abrangida pela hipótese. A hipótese formulada por Leonardo da Vinci de que o homem poderia voar, pode ser testada e o fenômeno ultrapassou a abrangência que a hipótese levantou.
Método histórico: se utiliza de fontes históricas para comprovar historicamente os acontecimentos de duração longa, média e curta
Método de estatística: estabelece um resultado através de entrevistas, para se obter dados que iram ajudar em vários tipos de procedimentos.
Método etnográfico: aplica-se esse método com uma supervisão no fato que ainda é micro.
Método monográfico: esse método designa uma série de trabalhos escolares ainda que resultantes de investigação científica. Testemunha e a incorreta generalização do conceito.
Método Experimental: fundamental na pesquisa científica. É subdividido em quatro fases:
Observação – natural e científica;
Formulação de hipóteses;
Experimentação;
Conclusão, elaboração e interpretação de resultados.
Método de Medida ou Análise Extensiva: muito utilizado para explicar