Métodos analíticos para alimentos
– TITULAÇÃO
EXPERIÊNCIA N° 3
Titulação Ácido-Base
01- OBJETIVOS
• Determinar a concentração de uma base por titulação;
• Determinar a molécula-grama (mol) de um composto;
• Dominar a técnica de titulação.
02- INTRODUÇÃO
Na ciência e na indústria, freqüentemente é necessário determinar a concentração de íons em soluções. Para determinar a concentração de um ácido ou uma base, é utilizada a titulação. A titulação utiliza o fato de que ácidos são neutralizados por bases pra formar sal + água. A equação da reação de neutralização é:
H++ OH - → H2 O
Significando que um íon hidrogênio neutraliza um íon hidroxila. O número total de íons hidrogênio é igual ao volume da solução multiplicando pela concentração de íons hidrogênio.
O ponto em que uma solução ácida for completamente neutralizada por uma solução básica é chamado de ponto de equivalência e o número de íons H+ é igual ao número de íons OH-.
As concentrações de muitos compostos são usualmente expressas como molaridade (M) ou mol/litro, e as concentrações de ácidos e bases são frequentemente expressas em normalidade (N). Assim, a normalidade de um ácido ou base é o número de equivalentes (nE), por litro de solução.
;VnM=;MMmn=;VnNE=;EmnE=νMME=; NM=ν
Onde, MM é o massa molecular, m é a massa em gramas, E é o equivalente grama e ν é o número de íons ionizáveis H+ ou OH-.
Então podemos dizer que a molaridade de um ácido ou um base multiplicada pelo número de hidrogênios ionizáveis ou hidroxilas é igual a sua normalidade. Além disso, o número de mols de um ácido ou base multiplicado pelo número de hidrogênios ionizáveis ou hidroxilas é igual ao que denominamos de equivalentes.
O ponto quando a base neutraliza completamente um ácido (ou vice versa) pode ser detectado com um indicador, que muda de cor com um excesso de íons H+ou OH - . Fenoftaleína é um indicador desse tipo, quando em meio ácido a fenoftaleína é incolor, mas com excesso de íons OH -