Método dos elos
Centro de Ciências Tecnológicas – CCT
Departamento de Engenharia Mecânica e Produção – DEMEP
Curso de Graduação em Engenharia de Produção
Aluno: Igor Serejo Vale Arcos – 101k124
Professor: Mário Perfetti
Estudo de Caso – Método dos Elos
São Luis – MA
2012
Introdução
Basicamente, o projeto de layout pode ser iniciado com uma rigorosa análise do produto, uma avaliação da sequência de operações, visando estabelecer o fluxo mais racional possível, tanto de materiais quanto das operações do trabalho. Normalmente, em fábricas, é adotado o layout pelo processo e o layout pelo produto.
REFERENCIAL TEÓRICO
O método dos elos é uma técnica especial de estudo de layout, tendo como arcabouço o estabelecimento dos principais pares de postos de trabalho envolvidos no processamento do produto ou no andamento dos documentos, identificando-se os elos ou postos mais solicitados, normalmente colocados em posições centrais.
Adotando-se o método dos elos, é possível minimizar a movimentação de produtos, processos, documentos e/ou pessoas, entre os vários postos de trabalho envolvidos, tornando mais racional o fluxo de trabalho.
Para se desenvolver um estudo de layout, por meio do método dos elos, são indispensáveis os seguintes procedimentos:
1 – identificação dos tipos de processamento que existem no órgão estudado, definindo os postos de trabalho envolvidos e as respectivas quantidades médias, por processo de trabalho, no tempo médio estudado.
2 – em seguida, definir a sequência dos postos de trabalho.
3 – Com os dados constantes dos itens 1 e 2, montar o quadro dos elos, colocando em cada coluna os tipos de processos identificados.
4 – Elaborar o quadro das frequências, relatando o número de vezes que cada elo ocorre no período considerado. Assim, identificamos em quantos procedimentos cada elo interfere e quantas vezes cada um se verifica no período.
5 – Montar do quadro das solicitações, enumerando em