Instrumentais técnico-operativos do serviço social
INSTRUMENTAIS TÉCNICO-OPERATIVOS
DO SERVIÇO SOCIAL
Palmeira dos Indios
2012
Isabele Vasconcelos
INSTRUMENTAIS TÉCNICO-OPERATIVOS
DO SERVIÇO SOCIAL
Palmeira dos Indios
2012
Introdução
Os Instrumentos do Serviço Social objetivam efetivar a ação profissional na intervenção da realidade. Esta ação visa sempre melhorar as condições dos usuários que apresentam vulnerabilidade, risco social, enfim dos cidadãos demandatários das políticas públicas e dos serviços sociais.
A Dinâmica de grupo, Entrevista, Encaminhamento, Estudo Social, Laudo Social, Observação, Orientação, Parecer Social, Perícia Social, Reunião, e a Visita Domiciliar são instrumentos de trabalho consagrados na história da profissão, que serão apresentados de forma bastante sucinta.
OS INSTRUMENTAIS TÉCNICO-OPERATIVOS
Dinâmica de grupo é uma técnica utilizada pelo assistente social com o objetivo de permitir que os membros do grupo reflitam acerca de uma temática definida, ela presta-se principalmente ao desenvolvimento da percepção do individuo em relação a si mesmo e aos outros; promoção e formação de atitudes adequadas ao grupo; melhoria no relacionamento interpessoal; conceituação, análise e solução de problemas; facilitação da criatividade; aquisição dinâmica de conteúdos, por meio de experiências compartilhadas; avaliação de situações de desempenhos; treinamento de profissionais.
Entrevista Esta técnica visa compor a história de vida, definir procedimentos metodológicos, e colaborar no diagnóstico social. A entrevista é um instrumento de trabalho do assistente social, e através dela é possível produzir confrontos de conhecimentos e objetivos a serem alcançados.
Encaminhamento É um procedimento de articulação da necessidade do usuário com a oferta de