Mata atântica
1- Características do bioma:
*Floresta exuberante, de clima equatorial ao norte e
quente temperado ao sul, tem temperaturas médias elevadas durante o ano todo. *Seus solos são pobres em minerais e sua natureza é granítica ou gnáissica. A maior parte dos minerais está contida nas plantas.
*Espécies imponentes de árvores são encontradas no que ainda resta deste bioma, como o jequitibárosa, que pode chegar a 40 metros de altura e 4 metros de diâmetro. Também se destacam nesse cenário várias outras espécies: o pinheiro-do-paraná, o cedro, as figueiras, os ipês, a braúna e o pau-brasil, entre muitas outras.
*A fauna impressiona ainda mais. A maior parte das espécies de animais brasileiros ameaçados de extinção é originária da Mata Atlântica.
*Apesar da devastação sofrida, a riqueza das espécies animais e vegetais que ainda se abrigam na Mata Atlântica é espantosa. Em alguns trechos remanescentes de floresta os níveis de biodiversidade são considerados os maiores do planeta.
2- Áreas de ocorrência:
* Oculpa a área de 1.110.182 Km², 13,04% do território nacional e é constituída principalmente por mata ao longo da costa litorânea que vai do Rio Grande do Norte ao Rio Grande do Sul. *A Mata Atlântica passa pelos territórios dos estados do Espírito Santo, Rio de Janeiro e Santa Catarina, e parte do território do estado de Alagoas, Bahia, Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, São Paulo e Sergipe.
3- Características do clima:
* Seu clima predominante é o tropical úmido, no entanto, existem outros microclimas ao longo da mata. * Apresenta temperaturas médias elevadas durante o ano todo; a média de umidade relativa do ar também é elevada. As precipitações pluviométricas são regulares e bem distribuídas nesse bioma. *Quanto ao relevo, é caracterizado por planaltos e serras.
4- Cidades presentes no bioma:
Rio de Janeiro-RJ:
22º54’11.63’’S