Método detecção formol (método lento)
Verificar se há presença de formol no destilado.
2. INTRODUÇÃO
Fraudes com Formol
É um composto com ação antimicrobiana, e pode ser usado como conservante no leite. Ele é adicionado ao leite para inibir o crescimento microbiano, atuando como conservante e aumentando a vida útil do produto. O formol é um composto muito tóxico e irritante, além de sua possível relação com o câncer, então sua adição ao leite é ilegal.
Fraudes mais comuns
A análise sensorial e a maior fiscalização em toda a cadeia produtiva podem evitar ou controlar as fraudes no leite. Três tipos de adulteração praticada com o produto. O leite batizado é imperceptível a olho nu, gosto e cheiro, mas pode causar problemas de saúde a organismos fragilizados ou se for consumido em longo prazo. Uma fraude comum é a de incorporação do leite que consiste na adição de urina de vaca para aumentar a quantidade do produto. A segunda tem o efeito neutralizante: soda cáustica, bicarbonato de sódio, água oxigenada, cloro e formol são colocados no produto para neutralizar acidez e “matar” bactérias. A terceira maneira de adulteração é a reconstituinte, que pretende equilibrar a densidade do leite com a adição de soro.
Outra fraude é a dos antibióticos, que são substâncias indesejáveis no leite, pois causam problemas de saúde. Ele não é permitido, pois diminui a flora intestinal humana, além disso, causam sérios problemas tecnológicos, por provocar a inibição de bactérias láticas que são necessárias para elaboração de alguns subprodutos.
3. MATERIAIS E REAGENTES:
• Destilado (aula retrasada)
• Ácido Cromotrópico 0,5% (m/v); 72% ácido sulfúrico (v/v)
• Tudo de ensaio
• Pipeta
• Pipetador
• Capela
• Manta de aquecimento
4. PROCEDIMENTOS:
- 1 mL do destilado (aula retrasada) - 5 mL ácido cromotrópico 0,5% (m/v); 72% ácido sulfúrico (v/v) - Deixar 15 minutos em banho maria com água fervente
FONTE IN68 /2006 MAPA