Trabalho balanced scorecard
Introdução
À primeira vista, Oferta e Demanda parecem divergir sempre. Se o consumidor busca sempre o menor preço e o produtor deseja a maior remuneração possível pelo seu produto, como é possível um entendimento, uma harmonização entre esses dois lados do mercado, tão opostos entre si? Embora pareça pouco provável, os mercados funcionam de uma maneira que leva à convergência entre Oferta e Demanda.
Demanda
É a quantidade de produtos ou serviços que compradores desejam e podem adiquirir a diversos níveis de preço. Existe uma relação inversa/negativa entre preço e quantidade (Lei Geral da Demanda). Quando se tratar de demanda, pense como um consumidor, ou seja, se o preço estiver subindo eu vou comprar menos.
Oferta
É a quantidade de produtos ou serviços que produtores desejam e podem produzir para vender a diversos níveis de preço. Existe uma relação direta/positiva entre preço e quantidade (Lei Geral da Oferta). Quando se tratar de oferta, pense como um empresário, ou seja se o preço estiver subindo eu vou vender mais produtos.
Equilíbrio
É chegado o momento de juntar os dois lados do mercado, o da oferta e o da demanda, a fim de ver de que maneira o preço e a quantidade de equilíbrio são determinados.
Um preço que faz com que a quantidade demandada seja exatamente igual a quantidade ofertada é chamado Preço de Equilíbrio (ou Preço de Mercado); a quantidade correspondente a esse preço é chamada Quantidade de Equilíbrio. Esse preço emerge espontaneamente em um mercado competitivo, em que a oferta e a demanda se confrontam. 0 preço de equilíbrio é aquele que, uma vez atingido, tende a persistir. Sempre que o preço estiver acima do preço de equilíbrio, teremos excesso de oferta da mercadoria; esse excesso de oferta fará com que o preço diminua até atingir o equilíbrio. Por outro lado, sempre que o preço estiver abaixo do preço de equilíbrio, teremos excesso de demanda da mercadoria; esse excesso de demanda fará com que o