Método Desportivo Generalizado
Teve uma grande aceitação por não exigir instalações especiais e nem materiais específicos e adequou-se facilmente as habilidades, capacidades e interesses da comunidade estudantil.
Os princípios da Educação Física Desportiva Generalizada foram estabelecidos visando acesso à oportunidade de atividade corporal aos jovens.
A introdução nas escolas do Método Desportivo Generalizado iniciou o processo de esportivização da Educação Física escolar que significou uma contraposição aos antigos métodos de ginástica tradicional e uma tentativa de incorporar esporte, que já era uma instituição bastante independente, adequando-o a objetivos e práticas pedagógicas.
Na tentativa de se criar uma estruturação esportiva mais adequada, visando educar fisicamente e moralmente os cidadãos, o esporte era enaltecido para que o país pudesse ser representado em competições internacionais.
O método se propõe a substituir o exercício feito por obrigação feito pelos estudando pelo exercício executado por prazer.
Objetivo do método generalizado
O objetivo desta sessão é a preparação física, associada à preparação social, propondo-se a iniciação aos diferentes esportes; orientação para as especializações, por meio do desenvolvimento e aperfeiçoamento das atitudes e gestos; desenvolver o gosto pelo belo, por meio do esforço e do desempenho e provocar as necessidades de higiene.
Estrutura das Aulas do Método Desportivo Generalizado
A estrutura das aulas do Método Desportivo Generalizado é comum a todos os participantes independente de sexo ou idade, principiante ou não, não sendo obrigatório o uso de matérias nem locais específicos. O tempo de treinamento varia entre 30 a 50 minutos.
Exercícios de aquecimento: Esta parte tem por objetivo preparar o