Método de pesquisa sociológica
A pesquisa sociológica busca melhor compreender os processos sociais, visando conclusões preferencialmente livre de entendimentos superficiais, ou seja, o mais isenta possível de idéias senso comum. Para alcançar esse fim, os sociólogos criaram métodos de pesquisa que facilitam a análise dos resultados, e permitem chegar a conhecimentos mais objetivos, precisos sobre as questões da sociedade.
Estabeleceu então as perguntas factuais, mais diretas e sistemáticas, mas que não abordam se tratam de um fato esporádico ou um conjunto geral de influências. Dessa forma, foi necessário também elaborar questionamentos comparativos, que relacionam um contexto social dentro da sociedade com outro, ou comparam exemplos de sociedade diferentes. Além dessa última, foram fundadas as questões preocupadas em comparar presente e passado, chamadas de evolutivas ou históricas, que observam as formas anteriores de sociedade, e também estudar os rumos que os processos de mudanças tomaram. No entanto, para melhor interpretar os fatos das questões anteriores, é necessário o embasamento teórico, que objetiva encontrar o “porque” das coisas acontecerem.
Essas questões podem ser adaptadas para a pobreza no Brasil, e as desigualdades sociais. Por exemplo; Factual: o que leva ? Comparativo: Esse fato é característico em todas as sociedades, em países desenvolvidos, emergentes e subdesenvolvidos? Evolutiva: Essa preferência tem alguma relação com o contexto histórico, ou seja, algum evento marcante foi significativo para formar as condições de moradias atuais? Teórica: o que leva a essas pessoas adotarem esse comportamento, ou escolha?