Método de controle de estoques
BOLSA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DO CENTRO UNIVERSITÁRIO SALESIANO
Quais os principais mecanismos utilizados pelo Estado diante da evolução tecnológica? E qual é o comportamento do contribuinte com esta situação?
CENTRO UNIVERSITÁRIO SALESIANO DE SÃO PAULO
Americana – SP
2009
Sumário
Quais os principais mecanismos utilizados pelo Estado diante da evolução tecnológica? E qual é o comportamento do contribuinte com esta situação? 1
1.Resumo 4
2.Objetivo 4
3.Justificativas 4
4.Síntese da bibliografia fundamental 5
5.Materiais e Métodos 6
6.Plano de Trabalho e Cronograma 6
7.Resultado Esperado 7
8.Referência Bibliográfica 7
1. Resumo
As empresas do ramo industrial, comercial e prestadoras de serviços necessitam ter estoque, que é qualquer quantidade do material que seja armazenada, para uso futuro. O estoque é composto de itens de produto acabado, em processos, matérias primas, materiais de escritório, etc. A escolha correta de um critério de avaliação do estoque é de grande importância para a geração de resultados, pois ela interfere diretamente no Custo de Mercadoria Vendida (CMV) ou no Custo de Produto Vendido (CPV), e com isso influenciará no lucro da empresa.
2. Objetivo
Mostrar as vantagens e desvantagens na utilização dos métodos de avaliação de estoque PEPS, UEPS e Custo Médio.
Identificar as diferenças entre os dois métodos aceitos pelo fisco brasileiro.
3. Justificativas
Sendo um dos objetivos da Contabilidade de Custos a avaliação do estoque é importante observar-se o que traz a legislação brasileira (lei nº 6.404/76) artigo 183 a respeito de tal tópico:
“Os direitos que tiverem por objeto mercadorias e produtos de comércio da companhia, assim como matérias-primas, produtos em fabricação e bens em almoxarifado, serão avaliados pelo custo de aquisição ou produção; deduzido de provisão para ajustá-lo ao valor