método adição de padrão
Na presente prática foi possível determinar a concentração de NaCl em soro fisiológico por meio da equação da reta e depois de ter obtido essa concentração o resultado foi comparado ao que foi estabelecido pelo fabricante. Por meio dessa equação, também, foi possível fazer uma curva de calibração desta vez usando o método adição de padrão.
PALAVRAS CHAVE: Soro fisiológico, Equação da reta, Curva de calibração, Método de adição padrão.
1. INTRODUÇÃO
A melhor forma de se executar a calibração de algum instrumento é através da construção de uma curva de calibração. Ela é basicamente o modelo matemático que faz uma relação entre a resposta instrumental e a concentração do analíto (US-FDA, 2001).
A curva de calibração pode ser construída por meio de alguns métodos, como por exemplo, o método de adição de padrão. Segundo RIBANI, 2004 esse método consiste basicamente na adição de quantidades conhecidas da substância que está sendo analisada a quantidades conhecidas de amostra, antes que esta seja preparada. É um método recomendado quando a interação com a matriz é significativa ou quando há certa dificuldade para encontrar um padrão interno cômodo ou quando há uma matriz desprovida da substância de interesse.
O método adição de padrão poder seguir diversas formas, como é o caso do processo chamado de fortificação ou spinking, onde incrementos de solução padrão são adicionados às alíquotas que possuem o mesmo volume da amostra. Cada solução é diluída em um volume fixo antes da medida. Se a amostra tiver uma quantidade limitada, o padrão é adicionado através da introdução de incrementos do padrão em um único volume medido da amostra. As medidas são efetuadas na amostra original e também na amostra juntamente com o padrão após cada adição (SKOOG, 2009).
Segundo SKOOG, 2009, na maioria dos casos onde este método é empregado, a matriz da amostra continua quase que idêntica após cada adição, contando com apenas uma diferença: a concentração do analíto,