Voltametria de Redissolução Anódica por Onda Quadrada Determinação de Metais em Água de Chuva
Instituto de Química
EXPERIMENTO 4
Voltametria de Redissolução Anódica por
Onda Quadrada
Determinação de Metais em Água de Chuva
Grupo 2
Gabriela Mercúrio
RA: 119453
Gabriela Correa
RA: 116968
Henrique F. dos Santos
RA: 138505
Juliana B. Silva
RA:140717
Leda Vialta
RA: 121094
Disciplina: QA 416– Química Analítica IV
Técnicas Eletroanalíticas
Data: 03/09/2013
1. Objetivos
Avaliar os principais parâmetros da técnica de voltametria de redissoloção anódica por onda quadrada e demonstrar seu potencial na determinação simultânea de íons cobre, cádmio, chumbo e zinco em amostras contendo traços desses metais. Empregar a técnica na análise de água de chuva e obter os parâmetros analíticos do método a partir dos resultados.
2. Resultados e Discussão
A técnica de voltametria de redissoloção anódica envolve as etapas de pré-concentração, que consiste de uma eletrodeposição a potencial constante e controlado da espécie eletroativa sobre um eletrodo estacionário, seguida por uma etapa de repouso, para que a concentração do metal homogeinize-se, entrando em equilíbrio na superfície do eletrodo, e uma etapa de redissoloção, onde é feita a varredura de potencial na direção anódica.
A deposição é feita eletroliticamente aplicando-se o potencial de deposição durante um determinado tempo e com agitação da solução. Nessa etapa de deposição, ocorre a redução do metal e consequentemente sua deposição sobre a superfície do eletrodo. Para o caso de eletrodos de mercúrio*:
Mn+ + ne- → M(Hg)
O voltamograma será registrado na última etapa, obtendo-se o sinal analítico de acordo com a técnica voltamétrica (no caso, a técnica utilizada foi voltametria de onda quadrada**). O metal ou os metais depositados se redissolverão quando os seus potenciais de pico forem atingidos, conforme a reação genérica:
M(Hg) → Mn+ + ne- + Hg
*Os eletrodos de mercúrio são mais vantajosos na determinação de