Mãos talentosas
O filme retrada a vida de Benjamim Carson, um neurocirurgião, conhecido mundialmente como o melhor do mundo.
Negro, de família de baixa renda, com mãe analfabeta, Ben tinha muitas dificuldades na escola, quando criança. Sentia-se incapaz, sofrendo preconceitos por parte dos amigos, pelas notas baixas que tirava. O problema dele não se sair bem na escola não era o fato de não ser capaz, mas de não enxergar perfeitamente. Com a detecção do problema e com o incentivo da mãe, após vê a biblioteca de um dos patrões, Ben é proibido de assistir televisão, sendo obrigado a lê dois livros por semana.
Dessa maneira, Bem ganha o gosto pela leitura e melhora cada vez mais seu desempenho na escola. Já na fase adulta, estudando medicina, Bem consegue residência em um Hospital renomado e muito concorrido, conseguindo fazer carreira, através de casos que desafiavam a medicina na época, tornando-se então o melhor neurocirurgião pediátrico do mundo.
No filme mencionado acima podemos notar alguns exemplos de reforço positivo e reforço negativo.
Reforço positivo: * O uso do óculos melhorou o desempenho do Bem na escola; * A vontade de satisfazer a mãe faz com que ele melhore na escola.
Reforço negativo: * A retirada da televisão para que eles estudassem mais; * O abandono do sentimento de impotência, que funcionava como um bloqueio, fez com que ele sentisse mais confiança em si próprio.
Comportamento e Percepção do personagem principal
Comportamento:
* Ben era uma pessoa calma no dia a dia. Ás vezes, com a implicância dos amigos cometia atitudes agressivas e irracionais. Com o passar dos anos foi se tornando cada vez mais dedicado e focado nos seus objetivos.
Percepção: * Ben via cada situação de uma maneira diferente, de acordo com o contexto em que estava inserido. Quando criança ele via a cobrança da mãe como algo chato. Após a mudança de escola, ele pode observar que as pessoas se comportavam, se vestiam de de maneira