Maos talentosas
Benjamin Solomon Carson era um menino de cor negra que vivia com sua mãe e seu irmão em uma casa simples, sua mãe sustentava a casa trabalhando como doméstica, pois era separada.
Na escola quando criança, Ben acreditava que era burro por tirar notas muito baixas, todos zombavam dele por causa disso. Sua auto-estima era muito baixa, sempre afirmando que seu cérebro não funcionava e não era capaz. Porem quando chegava em casa sua mãe fazia o possível para contribuir na aprendizagem dos filhos. Mesmo sendo analfabeta os incentivava para que acreditassem em seu potencial, sempre dizendo que eram capazes de fazer tudo o que os outros faziam, porem melhor.
Certo dia sua mãe resolveu procurar ajuda psiquiátrica devido à depressão que estava sofrendo, e teve que ficar fora por algum tempo. Nesse período que ela ficou fora deu para seus filhos uma tarefa: eles deveriam aprender toda a tabuada até o dia em que ela voltasse. Os filhos não gostaram muito da idéia. Porem tinham muito respeito e consideração e atenderam o pedido. Essa atitude contribuiu muito para um bom desenvolvimento na escola.
Ao voltar para casa sua mãe começou a trabalhar na casa de um professor, o qual tinha uma biblioteca com muitos livros. Nisso percebeu que seus filhos precisavam ler mais. Então limitou as horas que os meninos passava diante da TV. Exigiu que retirasse 2 livros por semana na biblioteca e fizesse um resumo por escrito de cada um. "Nesse momento eu percebi que não era estúpido", ele lembrou depois. E consequentemente sua mãe aprendeu a ler com ajuda do professor onde trabalhava. Essas atitudes fez com que Ben construísse