A casa
A revolução científica quebrou o modelo de inteligibilidade do aristotelismo e provocou o receio de novos enganos . Para evitar o erro , a principal indagação do pensamento moderno tornou-se a questão do método que envolveu não só a revisão da metafísica , mas sobretudo o problema do conhecimento .
O racionalismo - Engloba as doutrinas que enfatizam o papel da razão no processo do conhecimento . Na Idade Moderna destacam-se como racionalistas : René Descartes _ Seu principal representante __, Espinosa e Leibniz .
O Empirismo - é a tendência filosófica que enfatiza o papel da experiência sensível no processo do conhecimento . Destacam-se no período moderno :Francis Bacon , John Locke e David Hume .
Como corrente filosófica fundada por Husserl, a Fenomenologia surge intimamente ligada à Matemática: "O que motivou o início da fenomenologia - afirma Husserl - foi 'o problema radical de uma clarificação dos conceitos fundamentais lógicos e matemáticos, e com isso o de uma fundamentação efetivamente radical da lógica e da matemática.
"Realidade já não é tida como algo objetivo e passível de ser explicado em termos de um conhecimento que privilegia explicações em termos de causa e efeito. Porém, a realidade, “o que é”, emerge da intencionalidade da consciência voltada para o fenômeno“
“A fenomenologia é o estudo das essências; e todos os problemas, segundo ela, voltam a definir as essências: a essência da percepção, a essência da consciência, por exemplo. Mas a fenomenologia é também uma filosofia que recoloca a essência na existência, e não pensa que se possa compreender o homem e o mundo de outra forma, que não seja a partir de sua facticidade... É uma filosofia transcendental, que põe em suspenso, para compreendê-las, as afirmações da atitude natural, mas é também uma filosofia para a qual o mundo já está sempre lá, antes da reflexão, como uma presença inalienável, e cujo esforço de reencontrar o contato ingênuo com o mundo