Mãe do ouro
A mãe do ouro é uma lenda que moradores mais antigos da Canastra conhecem bem. Apesar de ter sido vista poucas vezes, muitos acreditam. Essa lenda vem passando de geração a geração e muitas pessoas já viram algo parecido. A mãe do Ouro só aparece em noites muito escuras.
Segundo os relatos, suas características são: formato alongado e oval, pouco maior que um abacate, mas reluz feito ouro. Seu clarão atinge um quilômetro de distância. Sua aparição dura cerca de 1 minuto e, em seguida, tudo volta a escuridão. Ninguém provou isso, cientificamente, digamos, pois o fenômeno não depende da vontade de quem vê. Mas o importante é que tem gente que vê e conta!
Desenho do que seria a Mãe do Ouro
Há muitos anos morava na região um sábio que estudava os astros para descobrir o segredo da Mãe do Ouro. Ele chegou á conclusão de que a região é rica em minérios, principalmente o diamante e, provavelmente, por debaixo dessas serras maravilhosas também poderia haver diversos tipos de tesouros que não são conhecidos nem explorados e que atrairiam povos de outros planetas. Será???
Fonte: Um lugar chamado canastra
Representada por uma bola de fogo que indica os locais onde se encontra jazidas de ouro. Também aparece em alguns mitos como sendo uma mulher luminosa que voa pelos ares. Em alguns locais do Brasil, toma a forma de uma mulher bonita que habita cavernas e após atrair homens casados, os faz largar suas famílias. explicação mítica está bastante evidente nos enredos do homem sertanejo que habita a região do Complexo da Serra da canastra. De tais mitos provém uma vasta gama de significados que alicerça a existência social, cultural, histórica, turística, política, econômica, daquele local. Há relatos, desde a “descoberta” “Mãe-do-Ouro”, que se abriga na Serra e, em noites claras, emana com seus raios dourados pelos céus acima do solo, como forma de demarcar a existência de ouro e riquezas nos territórios termais., e é também margeada por inúmeras