Máquinas
máquina
Uma máquina consiste num dispositivo mecânico que permite transformar a energia ou trabalho de determinadas características em energia ou trabalho com outras características distintas, ou seja, estabelecer um equilíbrio entre forças diferentes.
As máquinas podem ser classificadas segundo diversos critérios.
Denominam-se por máquinas motrizes aquelas que transformam qualquer tipo de energia em trabalho mecânico. Como exemplos temos os motores, as turbinas e as máquinas a vapor.
As máquinas geradoras ou operadoras são as que realizam trabalho sobre um sistema ou produzem energia não mecânica, a partir de energia mecânica produzida por uma máquina motriz. Como exemplos temos os alternadores, os dínamos, as bombas, os compressores ou máquinas ferramentas.
As máquinas transformadoras convertem diretamente a energia em determinadas características noutro tipo de energia. Como exemplo temos os transformadores elétricos.
Classificam-se ainda as máquinas em função do tipo de energia que utilizam. Os principais grupos são: máquinas elétricas, máquinas de fluidos e máquinas térmicas.
As máquinas mais primitivas são denominadas de máquinas simples. Em física, são seis: a alavanca, a cunha, o plano inclinado, o macaco de rosca, a roldana e a roda e respetivo eixo.
A ideia de uma máquina simples foi criada pelo filósofo grego Arquimedes, no século III a.C., que estudou as máquinas "Arquimedianas": alavanca, polia, e parafuso.4 5 Arquimedes também descobriu o princípio da alavancagem.6 Mais tarde outros filósofos gregos definiram as cinco máquinas clássicas (excluindo o plano inclinado) e foram capazes de calcular sua alavancagem.7 Heron de Alexandria (ca. 10–75 AD), em seu trabalho Mecânica lista estes cinco mecanismos que podem colocar uma carga em movimento: alavanca, molinete, polia, cunha e parafuso,5 e descreve sua fabricação e usos.8 Porém o conhecimento grego se limitava a máquinas simples, que operavam através do balanço de forças, sem