Máquinas e Equipamentos
Curso: Técnico em Edificações
MÁQUINAS E EQUIPAMENTOS
Santo André, 2014
1 métodos para otimização de tempo (sistemas construtivos) na construção civil. vantagens e desvantagens em relação aos métodos convencionais.
Com a finalidade de diminuir os custos da construção, tanto no material como na mão-de-obra, para a entrega da construção a um preço que possibilite a um maior número de pessoas a aquisição de sua casa ou apartamento próprio, várias tentativas tem sido feitas com sucesso.
É evidente que as construções térreas ou sobrados tiveram suas soluções econômicas, considerando-se os grandes conjuntos habitacionais, porém, na construção de residências particulares, em vista da disponibilidade financeira ser maior, as construções pouco mudaram, em relação aos tradicionais processos construtivos, a não ser o melhoramento das máquinas usadas nas construções grandes como guindastes que hoje são até computadorizados.
Os prédios de apartamentos de fino acabamento, também não sofreram modificações nos processos construtivos, pois sendo a disponibilidade financeira mais folgada, procura-se executar a construção pelos métodos tradicionais quase que artesanais, na fase de acabamento.
Porém, quando se pretende colocar à disposição do público grande quantidade de casas ou apartamentos a preços acessíveis às suas possibilidades, os processos de construção devem ser modificados.
Para baratear o custo da construção, tanto no material, como na mão-de-obra, as unidades habitacionais devem ser inicialmente projetadas, modulando os cômodos, caixilhos, portas, etc., para se poder industrializar o máximo possível a construção, pois os custos de mão-de-obra diminuem muito nas produções seriadas.
Sistemas de pré-moldados de concreto armado
A ideia da aplicação dos pré-moldados de concreto na construção civil trata-se de industrializar a construção, diminuindo ao máximo a mão-de-obra tipo artesanal.
As peças da estrutura são fabricadas na indústria com