Máquinas a vapor
INTRODUÇÃO 4
1. CONCEITOS TERMODINÂMICOS 5
1.1 Lei Zero da Termodinâmica 7
1.2 Primeira Lei da Termodinâmica 8
1.3 Segunda Lei da Termodinâmica 9
1.4 Terceira Lei da Termodinâmica 10
1.5 Entropia 11
2. HISTÓRIA DAS MÁQUINAS A VAPOR 13
3. CRIADORES DA MÁQUINA A VAPOR 15
3.1 Thomas Newcomen 15
3.2 James Watt 16
3.3 George Stephenson 17
4. MÁQUINA A VAPOR 19
4.1 Classificação das Máquinas a Vapor 20
4.2 Componentes 20
4.3 Eficiência 21
5. TIPOS DE MÁQUINAS A VAPOR 22
5.1 Locomotivas a Vapor 22
5.2 Turbinas a Vapor 23
CONCLUSÃO 25
INTRODUÇÃO
Este trabalho visa apresentar, analisar e estudar o conceito de Máquina a Vapor, a fim de conhecer o seu funcionamento e analisar as suas vantagens e desvantagens. Apresentaremos de forma resumida, a história das Máquinas a Vapor e suas diferentes aplicações, além de apresentar os inventores responsáveis por fazerem da Máquina a Vapor instrumento de tamanha expressão e importância para a humanidade.
Descreveremos as Leis Termodinâmicas que regem toda transformação de calor em energia, e os conceitos físicos necessários para compreender as máquinas térmicas.
As empresas buscam cada vez mais melhorar a sua produtividade, através de ações de melhorias, usando máquinas e operações que facilitem o trabalho e tragam ganhos financeiros. Partindo dessa premissa, utilizamos de todo o estudo realizado nesse trabalho para verificar a viabilidade da utilização de Máquinas a Vapor atualmente em indústrias.
A conclusão do trabalho apresenta as vantagens e desvantagens das Máquinas a Vapor na atualidade.
1. CONCEITOS TERMODINÂMICOS
Todas as máquinas a vapor funcionam baseadas no princípio de que o calor é uma forma de energia, esse calor pode ser utilizado para produzir trabalho, e seu funcionamento obedece às leis da Termodinâmica.
A termodinâmica é o ramo da física que se baseia nas leis fundamentais que o calor e o trabalho obedecem. Alguns conceitos físicos