Máquinas de Elevação
AGV (Automatic Guided Vehicle) são veículos projetados para movimentar mercadorias e produtos dentro de um estabelecimento, conectando diversas máquinas dentro da área do armazém cuja função é poupar tempo, energia e espaço na logística empresarial.
A escolha de adotar um sistema de movimentação automática de dimensão apropriada demonstrou ser o melhor investimento no transcorrer do tempo.
Hoje veículos automáticos AGV foram integrados nos processos produtivos e são utilizados para o transporte, transferência e armazenamento de produtos.
AGV se movimenta de uma forma autônoma e automática e prescinde da presença de um operador e de obras fixas no chão; a soma destes fatores garante um grau elevadíssimo de flexibilidade no momento em que for preciso ampliar a rede.
Os veículos podem dialogar com outros robôs ou sistemas de automação de modo que o produto se movimente de uma forma fluida no armazém (ou então fique em estoque para uso em um segundo momento) diretamente até a zona de expedição.
O estudo e a dimensão da rede são projetados com um sistema de simulação que permite verificar os percursos, o número de tarefas exequíveis bem como a quantidade de veículos necessários.
Existem diversos modelos e tipos de veículos de acordo com o uso requerido e o setor: de garfos, a rolos, com plataforma, para movimentação de meios pesados, para movimentação de Box com rolos e/ou pranchas de armazenamento, para movimentação de paletes no setor final da linha produtiva e ainda em aço inox para operar no setor alimentar.
DJONILSOM; Continuação AGV
Como Funciona?
De acordo com as exigências é utilizado o sistema de guia automático mais apropriado entre os disponíveis:
Laser: com o auxílio de superfícies de reflexão dispostas em diversos pontos da rede ao longo do percurso, os veículos verificam constantemente a sua posição e rumo mediante a