Máquinas de elevação e Transporte
São considerados equipamentos de movimentação de cargas ou materiais, os equipamentos que levantam e movimentam para outros locais, materiais diversos. As máquinas de levantamento se destinam à movimentação horizontal e vertical na indústria e nos canteiros de obra, de equipamentos e materiais.
A utilização de um equipamento de elevação e movimentação de carga traz inúmeros benefícios para a empresa que o utiliza, os quais são descritos a seguir:
Redução de custo de mão de obra;
Redução de custo de materiais;
Redução de custo de despesas gerais;
Aumento na capacidade produtiva
Aumento de produção;
Aumento da capacidade de estoque;
Melhoria na circulação.
Como todo equipamento, as máquinas de elevação e transporte também trazem algumas desvantagens como o alto custo e a necessidade de grandes espaços.
Todas as máquinas e elevação possuem alguns componentes e unidades básicas para ser considerada uma máquina de elevação:
Órgãos flexíveis de elevação (correntes e cabos);
Polias, sistemas de polias, rodas dentadas para correntes;
Dispositivos de manuseio de carga;
Dispositivos de retenção e frenagem;
Motores;
Transmissões
Componentes de transmissão (eixos e árvores, mancais, discos, etc.);
Trilhos e rodas de translação;
Estruturas de máquina (estrutura de guindastes);
Aparelhos de controle.
Todos os componentes sofrem frequentes esforços e o rompimento de algum deles podem levar a queda da carga, por isso, os componentes e unidades de uma máquina de elevação sempre devem ser fabricados utilizando materias de alta qualidade e sempre seguindo a norma da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) NBR
8400:1984.
Projeto de Máquinas
O projeto de máquina deve sempre satisfazer a necessidade de acordo com a sua aplicação, seja ela industrial, comercial, lazer etc. Para garantir que sejam alcançados todos os objetivos, inicialmente devem