pontes rolantes
Introdução:
A Indústria possui grande necessidade de transportar cargas entre estabelecimentos ou áreas, departamentos e até mesmo entre fabricas, no processo de produção. Geralmente devido ao tamanho ou seu peso, o transporte dessas cargas dependem muitas vezes de maquinas que consigam erguer e transportar ao mesmo tempo. Entre as inúmeras maquinas de elevação e transporte à escolha do tipo mais adequado será baseada em vários critérios. Entre essas maquinas de elevação às pontes rolantes se destacam por sua grande capacidade de transporte e durabilidade.
Contesto Histórico:
Os sistemas de elevação podem ser considerados os antecessores do elevador já que eram utilizados pelas antigas civilizações para transportar cargas subterrâneas, principalmente nas minas. Muitas são as teorias sobre esses sistemas.
Um exemplo, e a maneira como foram construídas as pirâmides do Egito, como a de Queóps, onde possui uma massa colossal com 148, 5 metros de altura, supostamente edificada em 2850 a.C.. Segundo um historiador grego, que se baseou em historias de pastores egípcios que também escutaram de outras pessoas. Foram utilizadas maquinas de elevação para a construção das pirâmides, já que foram descobertas marcas de ganchos, datadas do século VI a.C.. O filósofo grego Aristóteles conta em seus livros como os sistemas de roldanas e manivelas poderiam ter sido utilizadas para o transporte de materiais pesados, mas não informa o tamanho de carga e a que distância elas eram carreadas.
No século III a.C., Philon de Bizâncio descreveu várias máquinas de elevação; algumas tinham baldes, fixados em uma grande roda, que eram levantados para transportar água por longas distâncias. No século V, no palácio de Nero havia três “elevadores”, assim como no Fórum de Roma. No Coliseum lugar onde eram realizados os combates entre homens e animais para o divertimento do publico, havia 12 “elevadores” movidos pelos escravos que levantavam 12 gladiadores do chão,