Maquinas de Elevação
Nota 1 – Escolha das Máquinas de Elevação e Transporte
Capítulo 1
Exitem alguns critérios técnicos que orientam a seleção da máquina para efetuar elevações e transportes. Entre os critérios, estão:
a. Espécie e propriedades de cargas a serem manuseadas: características como forma, peso, fragilidade, temperatura, dimensões são fatores essenciais para determinar o método adequado a ser aplicado;
b. Capacidade horária requerida por unidade;
c. Direção e distância do percurso: se o transporte é horizontal, vertical, com angulação, com curvas.
d. Características dos processos de produção relacionados com a movimentação de cargas: que relaciona o desempenho da fabricação com a movimentação do processo;
e. Condições específicas do local: dimensões e forma da área, tipo de edifício, relevo do chão, umidade, temperatura.
Outros fatores importantes a serem considerados são a montagem e desmontagem, principalmente quando a máquina é temporária; necessidade de manutenção; disponibilidade no mercado de máquinas.
Após a seleção entre a grande variedade de aparelhos de elevação e transporte, baseados em fatores técnicos supracitados, são comparados do ponto de vista de engenharia e da economia.
Na avaliação econômica dos vários tipos de aparelhos existentes, capital total despendido e custo operacional tem que ser levados em conta. O capital despendido inclui custo do equipamento, montagem, transporte, construção e operação. Já os custos operacionais, incluem:
a. Salário e ordenados do pessoal;
b. Custo de energia elétrica;
c. Custo de lubrificação, limpeza, equipamentos;
d. Custos de reparos e manutenção.
Além disso, deve-se levar em conta a depreciação da carga durante o transporte, amortização do equipamento mecânico e fundos desiguais para vistorias gerais.
Assim, as máquinas devem satisfazer a todas as exigências dos processos de produção, assegurar um alto grau de mecanização , e favoráveis condições de