Máquina x homem
Inicialmente, com o intuito de facilitar o seu trabalho, o homem criou o Ábaco, um calculador decimal operado manualmente, há milhares de anos atrás no oriente médio e que ainda é muito utilizado em países no oriente, como o Japão.
Depois, no ano de 1642, um francês de 18 anos chamado Blaise Pascal inventou a primeira maquina de somar chamada Pascalina, a qual realizava operações aritméticas, sendo assim a precursora das calculadoras mecânicas. Levou dois anos para produzir a máquina. Seu objetivo era ajudar o pai, que na época trabalhava como coletor de impostos.
Por volta de 1822, um cientista chamado Charles Babbage desenvolveu uma maquina que era capaz de calcular funções de diversas naturezas, armazenar dados em uma memória e imprimir resultados. Esse projeto chamava-se Máquina de Diferenças. Porém só pode ser concluída após sua morte, tornando-se base para a estrutura dos computadores atuais, fazendo com que Charles Babbage fosse considerado o Pai do Computador.
“O homem tem a capacidade de criar, e com a necessidade, aperfeiçoar tais criações”.
COMPUTADORES DA PRIMEIRA GERAÇÃO
A segunda guerra mundial foi um grande incentivo para o desenvolvimento de computadores, já que as máquinas estavam cada vez mais tornando-se úteis em tarefas de desencriptação de mensagens inimigas e também na criação de armas mais modernas. Entre os projetos desenvolvidos neste período, destaca-se o Colossus, criado em 1943 pelo inglês Allan Turing. Com esse projeto, Allan Turing colocou em operação uma série de máquinas, sendo que cada nova máquina utilizava 2.000 válvulas eletrônicas e processava 25.000 caracteres por segundo.
No ano de 1946 surgiu o ENIAC, desenvolvido pelos cientistas John W. Mauchlye e J. Presper Eckert.
O ENIAC foi desativado em 2 de Outubro de 1955 e seu sucessor foi o EDVAC, planejado para acelerar o trabalho armazenado,