O DESAFIO DAS ORGANIZAÇÕES DO SÉCULO XXI: VANTAGENS E DESVANTAGENS HOMEM X MÁQUINA
Resumo
Organizações de todos os tipos têm se deparado com cenários substancialmente modificados e mais dinâmicos. Vivemos em um mundo que é capaz de dobrar seu conhecimento a cada ano que passa, com uma tecnologia que era considerada uma utopia décadas atrás. O avanço tecnológico, hoje se mostra fruto do que há de melhor e pior na imaginação humana, pois na tentativa de renovar e reduzir custos, a camada operária foi trocada por grandes máquinas e sistemas de informação capaz de absorver as tarefas diárias de um ser humano. Uma atitude errônea é pensar que a inteligência artificial pode superar as pessoas que são dinâmicas e únicas, dotadas de criatividade, boa vontade e inteligência natural.
Palavras-chaves: Organizações. Mão-de-Obra. Desemprego tecnológico.
1- Introdução. As tecnologias de informação e o aumento da importância do processo das maquinas trouxeram mudanças nas relações de trabalho. O número de trabalhadores com atividades operacionais diminuiu devido à robotização e o desemprego cresce dia a dia. Os avanços da tecnologia mudaram profundamente os hábitos da sociedade e as relações de trabalho. Os trabalhadores, quando não são excluídos desse processo precisam estar sempre se reciclando para conseguir acompanhar o ritmo do mercado que aumenta sua exigência cada vez mais.
A presença do computador, da internet, de robôs no ambiente de trabalho exige que o trabalhador esteja em sintonia com as novas tecnologias. Há, portanto, uma exigência constante por qualificação profissional e, em alguns segmentos, uma mudança bastante radical do perfil do trabalhador. Este trabalho apresenta um estudo composto de pesquisas, entrevistas e relatos tendo por objetivo analisar as vantagens e desvantagens da substituição do homem pela máquina nas organizações.
2- O processo de mudança. O processo de mudança da tecnologia segue com a evolução do homem desde