Filosofia
A Vida de Platão:
427 a.C Nasce Platão em Atenas em uma família rica, a qual alguns membros eram envolvidos com a política e era filho de pais aristocráticos.
Por volta de 407 a.C Aos vinte anos, Platão travou relação com Sócrates, mais velho do que ele quarenta anos, e foi seu discípulo e aprendiz por oito anos. Platão estudou também os maiores pré-socráticos. Depois da morte do mestre, Platão retirou-se com outros socráticos para junto de Euclides, em Mégara. Daí deu início a suas viagens, e fez um vasto giro pelo mundo para se instruir (390-388).
Em 388 a.C., quando já contava quarenta anos, Platão viajou para a Magna Grécia com o intuito de conhecer mais de perto comunidades pitagóricas. Nesta ocasião, conheceu Arquitas de Tarento. Ainda durante essa viagem, o rei Dionísio convida Platão para ir à Siracusa na Sicília, onde é “ordenado” a lhe ensinar Filosofia, após desentendimentos Platão é expulso da corte, sendo vendido como escravo.
387 a.C volta para Atenas e funda sua escola filosófica, Academia. Em pouco tempo, tornou-se um dos maiores centros culturais da Grécia.
Platão, ao contrário de Sócrates, interessou-se vivamente pela política e pela filosofia política.
Platão foi um dos filósofos que mais influenciaram a cultura ocidental, Platão, cujo nome verdadeiro era Aristócles. A excelência na forma física era muito apreciada na Grécia antiga e os seus "diálogos" estão repletos de referências às competições esportivas. Platão é o primeiro filósofo antigo de quem possuímos as obras completas. A sua obra conta com 28 diálogos (alguns historiadores dizem que foram 30) basicamente centrados em Sócrates, onde procura definir noções como a mentira (Hípias menor), o dever (Críton), a natureza humana (Alcibíades), a sabedoria (Cármides), a coragem (Laques), a amizade (Lísis), a piedade (Eutífron) e a retórica (Górgias, Protágoras). Entre 387 e 361 AC, escreveu Menexeno, Ménon (sobre a virtude), Eutidemo (sobre a erística), Crátilo (sobre a