Homem x maquina
Aceitar a carência de qualificação no setor é essencial como prevenção para que a falta de profissionais de Tecnologia da Informação não comprometa o crescimento do país em médio e longo prazo.
Quais serão as principais capacidades do futuro profissional de TI? Como este novo perfil afetará às empresas? Shuji Shimada, diretor da empresa People Consulting e especialista no desenvolvimento de carreira no segmento de TI, analisa o futuro do profissional da Tecnologia da Informação. Confira a entrevista exclusiva ao Portal da Added.
Quais habilidades técnicas serão indispensáveis para os profissionais de TI do futuro?
Não poderia sintetizar e citar apenas algumas habilidades técnicas para um profissional do futuro. Na realidade, a Tecnologia da Informação é extremamente ampla e abrangente, e teremos muitos profissionais se especializando tanto em novas tecnologias quanto nas tecnologias existentes.
Teremos sempre os profissionais com alto grau de especialização em determinada tecnologia, emergente ou não, dentro da carreira Y, como também de profissionais que se voltarão mais para as posições de gestão, que deverão ter conhecimentos técnicos mais genéricos. No Brasil há ainda uma aversão muito grande em termos de inovação tecnológica entre as empresas, em alguns setores a evolução sempre foi maior, como, por exemplo, o ramo financeiro. Portanto, por um bom tempo ainda continuará havendo demanda por profissionais de uma diversidade grande de tecnologias.
Que habilidades, além