• Máquina de morar; • 5 Pontos da Arquitetura Moderna; • Escola Bauhaus;
Arquitetura e Urbanismo 2٥ Semestre – Período: Manhã
THAU
Máquina de morar;
5 Pontos da Arquitetura Moderna;
Escola Bauhaus;
Máquina de morar:
Conceito de Le Corbusier que propõe uma casa bonita e confortável, porém lógica, funcional e eficiente (uma ‘máquina de morar’), que deve atender às necessidades dos ocupantes. Sua grande obra referente ao conceito é um edifício em Marselha, concluído em 1952.
5 Pontos da Arquitetura Moderna:
Pontos conceituais utilizados por Le Corbusier, e posteriormente incorporado à Arquitetura Moderna em si, são compostos por:
Planta Livre: A flexibilidade do ambiente devido a uma estrutura independente, fazendo com que paredes não sejam necessárias por função estrutural.
Fachada Livre: Mesmo conceito anterior, propiciando aberturas mais livres na fachada.
Pilotis: Elevação do prédio por pilares, deixando o caminho livre e interligado com o entorno.
Terraço Jardim: Transfere o espaço verde ocupado pelo prédio para o topo do mesmo, criando espaços verdes na cobertura das edificações.
Janela em Fita: Janelas compridas, que captam a luminosidade com mais eficiência e inserem a paisagem natural à casa.
Escola Bauhaus:
A escola foi fundada por Walter Gropius, e sua intenção primária era fazer da Bauhaus uma escola combinada de arquitetura, artesanato e uma academia de artes. O principal campo de estudos da Bauhaus era a arquitetura, e, apesar de ter passado por diversas alterações em seu perfil de ensino à medida que a direção da escola evoluía, a Bauhaus, de uma forma geral, Propunha mudanças nas artes e no design. Seu principal objetivo era unir artes, produzir artesanato e tecnologia.