Arquitetura Moderna Le Corbusier
"A casa é uma máquina de morar". Frase citada por Le Corbusier, ele resume os princípios que um arquiteto deve saber combinar em uma obra. Ele pensava que a casa deveria conter beleza e conforto, mas também lógica. Deve ser funcional e eficiente para a pessoa que irá ocupar, atendendo todas as necessidades do ocupante. Essas relações mostra o lado emocional dele, mostrando a importância que a arquitetura tinha para ele. Le Corbusier fugia da idéia que a arquitetura era só estética, um projeto vai muito além de uma maquiagem.
Um bom exemplo desse conceito é um edifício em Marselha, concluído em 1952, essas habitações foram pensadas após a Segunda Guerra Mundial neste projeto Le Corbusier aplica seus estudos sobre as proporções humanas com pensamentos funcionais.
Unidades de habitação em Marselha. 5 pontos da Arquitetura
Os Cinco pontos da Nova Arquitetura são os resultados das pesquisas realizadas nos anos iniciais da carreira do arquiteto Le Corbusier.
Os 5 pontos: 1. Planta Livre: através de uma estrutura independente permite a livre locação das paredes, já que estas não mais precisam exercer a função estrutural. O projeto de construção civil em que as paredes não são utilizadas como estrutura ou pilares de sustentação, podendo, a qualquer momento, ser derrubada e construída em outros lugares sem prejuízo para a estrutura da construção.
2. Fachada Livre: Segundo o