ava 4
A literatura tem registrado que os primeiros estudos referentes à saúde e medicina do trabalho iniciaram-se no século IV a.C. com Aristóteles - (384 -322 a.C.) que cuidou do atendimento e prevenção das enfermidades dos trabalhadores de mineração, logo depois Platão expôs certas deformidades do esqueleto típico de determinadas profissões.
Em seguida foi registrado por Plínio (O Velho) (23-79 dC) em sua publicação da História Natural, onde pela primeira vez foram tratados temas referentes à Segurança do Trabalho, quando falou sobre o chumbo, mercúrio e poeiras mencionando o uso de máscaras protetoras que deveriam ser usadas pelos trabalhadores como medidas de segurança para o desempenho dessas atividades. Hipócrates (460-375 a.C) revelou a origem das doenças profissionais que acometiam os trabalhadores nas minas de Estanho e Galeno (129-201 a.C.) - preocupou-se com o Saturnismo.
Já no século XIII, Avicena (Médico Árabe), preocupou-se também com o Saturnismo e indicou como causa das cólicas provocadas pelo Saturnismo, o trabalho em pintura com tintas