As vicissitudes da ideologia: os CIAM e os Team X, crítica e contra-crítica
Charles-Edouard Jeanneret-Gris, mais conhecido pelo pseudônimo de Le Corbusier foi um arquiteto, urbanista e pintor Frances de origem suíça . É considerado um dos mais importantes arquitetos do século XX. Conhecido por ter sido o criador da Unité D’Habitation conceito sobre o qual começou a trabalhar na década de 20.
A importância de Le Corbusier advém, em grande parte, do seu enorme poder de síntese. Nas viagens que fez a várias partes do mundo, Le Corbusier contatou com estilos diversos, de épocas diversas. De todas estas influências, captou aquilo que considerava essencial e intemporal, reconhecendo em especial os valores da arquitetura clássica grega, como da Acrópole de Atenas.
Le Corbusier projetou a sua primeira casa com dezoito anos, em1905, na sua cidade natal, conhecida pela produção de relógios. Foi, aliás, essa a sua primeira atividade profissional. Nasceu numa família calvinista, onde recebeu uma formação moral que acentuava os contrastes entre o Bem e o Mal. Kenneth Frampton defende que esta atitude mental tê-lo-ia influenciado no sentido da "dialética" presente na sua obra (o diálogo entre o sólido e o vazio, a luz e a sombra).
Aos trinta anos, Le Corbusier fixou residência em Paris, onde completou sua formação e ingressou nos círculos artísticos de vanguarda. Em 1918 redigiu, em colaboração com o pintor e desenhista francês Amédée Ozenfant, o manifesto do purismo, movimento que defendia o abandono da abstração cubista e o retorno às formas puras e geométricas dos objetos do cotidiano. Dois anos mais tarde passou a colaborar na revista L"Esprit Nouveau, para a qual escreveu uma série de artigos depois reunidos em livro intitulado Vers une architecture (1923; Rumo a uma arquitetura). Esse foi o primeiro dos muitos textos de Le Corbusier sobre arquitetura e urbanismo, que o tornaram o principal divulgador do chamado “ Estilo internacional”.
A arquitetura moderna é o reflexo das grandes inovações técnicas que