Má oclusão
Definição
Um termo largamente empregado na Odontologia, que representa muito no sistema boca, alvo frequente de perguntas sobre o seu significado, é a palavra ‘oclusão’.
Oclusão é o ato, o fechamento, o contato entre os dentes superiores e inferiores. A oclusão normal é o relacionamento ou o encaixe correto entre os dentes da arcada superior e os dentes da arcada inferior. Assim, o normal, o desejável é que a arcada superior se relacione com a arcada inferior, num sistema de encaixe perfeito, poderíamos dizer, funcionando como um tipo de engrenagem ou endentação, que é sinônimo de entrosamento. Em outras palavras, os dentes de cima devem estar bem entrosados com os de baixo, para que a oclusão seja considerada normal e equilibrada.
Definição
Mal oclusão é qualquer desvio do relacionamento normal, do encaixe correto entre os dentes, que pode se instalar desde a fase em que a criança é um bebê, vale dizer: a grande maioria dos desvios do sistema mastigatório tem origem no primeiro ano de vida, na fase em que nascem ou irrompem os dentes de leite, época em que já se encontra um grande número de crianças com este tipo de problema.
Prova disso, é que a mal oclusão é o terceiro maior problema de saúde bucal apontado já no ano de 1955 pela OMS -Organização Mundial de
Saúde.
Definição
Pode a mal oclusão ter um componente limitante tanto na estética quanto na saúde física. Do ponto de vista da saúde, os danos podem ser severos, predispondo o indivíduo a problemas na articulação têmporo-mandibular – conhecida por ATM, desvios de postura e problemas periodontais, ou seja, problemas na região onde se inserem os dentes: gengiva, osso alveolar e fibras, que fazem a sua ligação.
Definição
A articulação têmporo-mandibular é composta pelas estruturas que fazem a ligação entre a mandíbula e o crânio. É ela que permite que a boca se abra, se feche, enfim, que realize suas funções, que possa