Mutações génicas
Biologia e Geologia
Índice
Introdução………………………………………………………..3
Mutações? ……………………………………………………….4 Tipos de mutações genéticas…………………….......…………..5
Mutações por substituição………………………………………..6
Células alvo das mutações……………………………………….7
Consequências das mutações…………………………………….8
Algumas doenças causadas por mutações génicas……………….9
Conclusão………………………………………………………10
Webgrafia………………………………………………………11
Introdução
A cor dos nossos olhos, a nossa altura ou a cor do nosso cabelo, são características definidas pela nossa informação genética que, como estudamos previamente, está contida nas moléculas de DNA. Estas moléculas encontram-se no núcleo das células de todos os seres vivos, ou no citoplasma, no caso dos procariontes. As cadeias de DNA são compostas por uma unidade estrutural denominada nucleótido, que podem diferir, a nível da base azotada, em nucleótidos de Timina, de Adenina, de Citosina ou de Guanina, sendo que se complementam, dois a dois, entre as cadeias da molécula, visto que esta é compostas por duas sequências (cadeias) polinucleotídicas em hélice.
A relevância desta biomolécula pode ser explicada por todo o processo de síntese proteica, que podemos resumir dizendo que se inicia na formação de uma cadeia de RNA, por complementaridade dos nucleótidos de ácido ribonucleico espalhados pelo nucleoplasma com os de uma cadeia previamente formada de DNA. Por seu turno este RNA formado passa por uma fase de processamento, seleccionando-se apenas o necessário para o efeito pretendido, dando-se o nome de RNA mensageiro que passa para o citoplasma de modo a que cada tripleto de nucleótidos seja traduzido num aminoácido, formando uma proteína, que será utilizada para fazer evidenciar uma ou mais características, para determinado efeito, sendo que isto ocorre numa estrutura denominada ribossoma.
Ao nível máximo de organização das moléculas de ADN, dá-se o nome de cromossoma. Por sua vez se seleccionarmos apenas uma