Mutação e Cromossomos
Naiana Bonfim dos Santos - RA 914127225
Ana Paula dos Santos - RA 914117223
Thais Alves Munhoz - RA 914121741
Mutação e Cromossomos
São Paulo
2014
Introdução
As mutações gênicas são definidas como uma mudança perpétua no material genético que causam correções no fenótipo do indivíduo, sendo assim, a mutação somática que afeta apenas um indivíduo, e a mutação germinativa que pode aparentar nas gerações futuras do indivíduo.
Os cromossomos são responsáveis por carregar todas as informações que a células necessitam para o seu desenvolvimento e reprodução, e estão localizados no núcleo celular. O núcleo celular é a região da célula que organiza todas as ações e assim carrega seu material genético, assim podendo ser organizada ou espalhada pelo citoplasma. O núcleo é constituído por DNA, em tipos específicos, são denominados de genes.
Mutação genética
A mutação é a mudança súbita é transmissível na estrutura do material genético. Essa alteração pode-se levar a uma modificação que é correspondente ao fenótipo do indivíduo. As mutações são fontes muito importantes de permanência genética dos indivíduos, pois assim fornecem novas informações genéticas.
Pela troca de genes paternos durante a meiose por meio de crossing over. Que é um fenômeno, há ligações cromátides homólogo, assim consiste na quebra dessas cromátides em certos pontos, podendo ser seguida de uma troca de pedaços que correspondem entre elas.
Sem a mutação, todos os genes só teriam apenas só uma forma, dessa forma só existiriam alelos, consequentemente os organismos não seriam capazes de evoluir, sendo assim não haveria adaptações ambientais.
Segundo a tradição, as mutações tendem a envolver em alterações nas moléculas de DNA, assim obtendo mudanças no fenótipo, deste modo, as alterações cromossômicas numéricas e estruturais podendo levar alterações fenotípicas herdáveis.
Simplificando, pode se dizer