Musica
Superior Instrumento
Síntese dos textos Auto-imagem e What every pianist needs to know about the body|
Karina Romanó Santos
Curitiba
2013
O que todo pianista (e violinista) precisa saber sobre o corpo
Normalmente aprendemos que o ser humano possui 5 sentidos: VISÃO, AUDIÇÃO, GUSTAÇÃO, TATO, OLFATO. Porém, há um sexto sentido que não se trata da intuição, como as pessoas normalmente se referem ao sexto sentido. É o sentido do movimento ou Cinestesia. Refere-se ao sentido muscular, a um conjunto de sensações que nos permite a percepção dos movimentos. Como exemplo, podemos ficar de frente à outra pessoa e nós dois vamos colocar uma das nossas mãos sobre a cabeça. Eu não poderei enxergar a minha própria mão sobre a minha cabeça, somente a do meu colega. Porém, pelas sensações transmitidas pelas terminações nervosas presentes nos meus tecidos, saberei a posição da minha mão e qualquer movimento que eu faça com minha mão. Esse é o sentido do movimento, que eu não posso ver, cheirar, sentir com o tato, mas consigo perceber.
Então, o ser humano recebe informações sobre a posição e os movimentos dos membros do seu corpo. Ele pode usar essas informações ou não.
Da mesma forma, se eu estou tocando violino e concentrada em meus dedos, eu posso ficar desatenta com a tensão em minhas costas e pescoço. Essa informação está sendo enviada ao meu cérebro pelo sentido da Cinestesia mas eu não estou dando atenção à ela. Como resultado, eu não vou dar o "feedback" relaxando meus músculos dorsais e pescoço, como deveria acontecer. O resultado das costas tensas reflete em minha atuação ao tocar meu instrumento mas eu continuo a insistir em tocar mais, fixando minha atenção em meus dedos, quando deveria tentar relaxar meus músculos dorsais. Treinando mais duramente meus dedos estou tentando compensar o que meu corpo tenso não consegue. Essa prática da "compensação" torna-se constante entre pianista e violinistas que não