musica
INFANTIL
Carmen Aguera Munhoz Rodrigues1
Profª . Drª. Sheila Maria Rosin2
RESUMO:
Há muito tempo, estudiosos têm se dedicado a entender os benefícios que a aprendizagem de música traz para o desenvolvimento humano. Os estudos apontam que, para além de momentos prazerosos, o aprendizado de música contribui para o desenvolvimento dos aspectos cognitivos, emocionais e sociais, promovendo o bemestar do indivíduo. Os estudos revelam também que ela proporciona melhoria no convívio social, ajudando na superação de problemas como violência e uso de drogas.
Favorecendo o desenvolvimento cognitivo e afetivo, o ensino de música torna-se um excelente instrumento didático-pedagógico, auxiliando o professor no processo ensinoaprendizagem escolar. Nesse sentido, o presente trabalho objetiva entender os benefícios das práticas musicais no desenvolvimento humano e, também, compreender como os resultados dessas transformações se destaca no aprimoramento de outras áreas, inclusive no aprendizado escolar. Para alcançar os objetivos foram realizadas pesquisas bibliográficas com base em autores que são autoridades na área e, também, em documentos educacionais. Ainda, buscou-se entender como se dá a prática musical por meio de pesquisa de campo com crianças em espaços não-escolares.
PALAVRAS- CHAVES: Educação. Música. Desenvolvimento.
¹ Acadêmica do Curso de Pedagogia da Universidade Estadual de Maringá – Paraná
² Orientadora. Professora do Departamento de Teoria e Prática da Universidade Estadual de Maringá.
Introdução
Este texto tem como objetivo entender os benefícios das práticas musicais no desenvolvimento humano e, também, compreender como os resultados dessas transformações se destacam no aprimoramento de outras áreas, emocional, cognitivo e inclusive no aprendizado escolar. Desde que a música se tornou componente curricular nas escolas brasileiras, a partir do início de 2011, não se