musica
- IDENTIFICAÇÃO DA INSTITUIÇÃO: Escola de educação basica joão colodel
- CARGA HORÁRIA: 16h
- TEMÁTICA- CONTEÚDO: “Bullying”
- INTRODUÇÃO
Infelizmente a violência tem aumentado com o passar dos dias, e nas escolas não tem sido diferente. A violência ocorre de forma física e principalmente no âmbito psicológico. Nas escolas há a junção de preconceito, e através de apelidos, brincadeiras de mal gosto acaba se concretizando situações de bullying.
Combater o fenômeno bullying não é uma missão fácil, para isso é necessário que seja realizado um trabalho contínuo, associadas ao trabalho com conteúdos e nas atividades cotidianas da escola. A participação do educador é fundamental para que os objetivos sejam alcançados, promovendo atividades e discussões, respeitando a opinião dos alunos.
A família e a escola devem compartilhar de uma parceria onde o diálogo, a orientação, a educação e a afetividade sejam os instrumentos utilizados para desenvolver relações humanas. Certas atitudes, simples e pequenas, em prol da paz, nos tornam grandes e poderosos na preservação dos verdadeiros valores da vida.
- JUSTIFICATIVA O espaço escolar é o principal lugar de atuação e socialização da criança e do adolescente, lugar privilegiado para a difusão do conhecimento, expansão intelectual e afetiva do aluno.
A violência, discriminação e preconceito, vivenciadas pelos educandos no cotidiano da escola têm se tornado um grande desafio para os professores, equipe pedagógica, comunidade escolar e as famílias. Esses acontecimentos desagradáveis acarretam dificuldades de aprendizagem, comprometendo o processo de ensino aprendizagem e criando traumas.
Sempre que for se combater o bullying deve se considerar as escolas como sistemas dinâmicos e complexos, não podendo tratá-las de forma generalizada. Assim, as estratégias a serem desenvolvidas devem considerar as características do grupo, ou seja, sociais, econômicas e culturais.
Portanto,